Dias 17, 18, 19 E 20 de outubro | Canela RS

Notícias

Humor, música e informação para conscientizar no trânsito

Clique para ampliar

Diza Gonzaga, Fernando Vieira e Guri de Uruguaiana

Unindo música e informação, estudantes da Região das Hortênsias participaram terça-feira pela manhã (dia 18) da palestra “Desmistificando a Cultura do Herói”, com a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga. Junto com ela, o Guri de Uruguaiana deu o tom de humor ao encontro, que contou ainda com o prefeito de Canela, Constantino Orsolin, o organizador do evento, Fernando Vieira, a cantora Fafá de Belém e do forrozeiro pernambucano Genival Lacerda.

Diza, cujo filho, Thiago, morreu em um acidente de carro, lembrou que o trânsito é a principal causa de morte entre jovens com idades entre 14 e 26 anos. O Brasil carrega ainda o triste recorde de ser o quinto país com o maior número de mortes nas estradas, perdendo apenas para Índia, China, Estados Unidos e Rússia. É para reverter este quadro que a Fundação trabalha, especialmente com jovens. “O Vida Urgente quer que vocês se divirtam, mas que voltem para casa”, alerta Diza.

Daí a importância de banir a perigosa combinação de bebida e direção, uma das principais bandeiras da Fundação Thiago Gonzaga. “Temos a cultura do herói, de achar que nada de ruim vai acontecer aos 15, 18 anos. Mas isso só da certo no cinema, TV. Na via real, esses heróis voltam para casa em caixões fechados.”

A cantora Fafá de Belém lembrou o recente caso da morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, que morreu atropelado enquanto andava de skate num túnel interditado no Rio de janeiro. O jovem era irmão de Mariana, filha de Fafá. “Uma família foi destruída, esse monstro ainda está solto e Mariana chora todos os dias a perda do irmão.

No meio de temas pesados, a descontração ficou por conta do Guri de Uruguaiana, que levou os estudantes às gargalhadas com suas piadas irreverentes. E, como bom gaúcho, encerrou a palestra cantando e tocando no violão a música “Querência Amada”

Para a Festa Nacional da Música de 2012, Fernando Vieira já confirmou novas palestras voltadas para estudantes. Ele garantiu ainda ampliar a participação e a aproximação dos jovens com a música brasileira, promovendo a visita de artistas em escolas da Região.

A Festa Nacional da Música se estende até quinta-feira, no Hotel laje de Pedra, em Canela (RS). O evento chega a sua sétima edição como o encontro mais esperado e importante da música brasileira. É referência para artistas e gravadoras de todo o país e marca o encontro de centenas de músicos, produtores e jornalistas, além de homenagear profissionais que trabalham pela MPB.
Clique para ampliar
Clique para ampliar

+ Veja a relação completa de notícias

<Voltar