Dias 17, 18, 19 E 20 de outubro | Canela RS

Painéis & Debates

A Música Brasileira na Era Digital

Na terça-feira, dia 18 de outubro, às 11h  o tema em debate será  A Música Brasileira na Era Digital. A mesa será 
coordenada pela presidente da ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), Luciana Pegorer. Entre os participantes  estão:  Aloysio Reis, representante da União Brasileira de Editoras de Música (Ubem)
Leoni, cantor compositor,  e representantes do Sebrae, Terra Sonoro e Inmetro.

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Workshop Roland

Durante os três dias de festa, diariamente, às 18h, engenheiros de som e especialistas da Roland vão promover workshops sobre  as novidades em equipamentos e instrumentos musicais da marca.
Local: Palco do Piano Hall
17/10 - pianos digitais, sampling e moduladores.
18/10 – processadores de voz e sinal, sequenciadores e harmonizadores.
19/10 – sintetizadores de alto desempenho e workstations.

Palestra: Instituto Crack, Nem Pensar

O Instituto Crack, Nem Pensar (ICNP) estará na Festa Nacional da Música 2011. No dia 19 de outubro, das 9h30min às 11h, o doutor em Psiquiatria pela UFRGS e vice-presidente de Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Félix Kessler, vai  falar sobre a droga que mais mata no Brasil. A ideia é mostrar  ao público o impacto do uso de drogas no organismo. A conversa será mediada pelos DJs do FatDuo, além da presença de artistas locais e nacionais.
Palestrante:
Felix Kessler - psiquiatra, doutor em Psiquiatria pela UFRGS e vice-presidente de Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
DJs do FatDuo, artistas locais e nacionais
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório Hotel Laje de Pedra
Clique para ampliar
Clique para ampliar

Painel: Apoio Institucional aos Selos Independentes

Na terça-feira, dia 18, a partir das 18h, o cantor e compositor Marcos Sabino vai coordenar o painel "Apoio Institucional aos Selos Independentes".  Sabino é presidente da Fundação de Arte Niterói e da Niterói Discos, selo mantido pela prefeitura,  responsável pelo lançamento de mais de 190 artistas. Em 2011, a Niterói Discos lançou 40 CDs com verba exclusivamente do poder público.

Essa experiência institucional de fomento à música será debatida na Festa Nacional da Música, junto com representantes de outras instituições e artistas.

Marcos Sabino tem 14 discos lançados e algumas canções de sucesso, sendo seis delas temas de trilhas sonoras de novelas da globo. Algumas de suas canções já foram gravadas por Léo Jaime, Fábio Júnior, Fat Family, Leandro e Leonardo, Jerry Adriani, Dalto, Sampa Crew, Simony  entre outros. 
Ao longo da carreira, conquistou seis discos de ouro e três de platina. Entre as canções mais conhecidas estão Reluz (lançada na Festa Nacional da Música de 1982), Na Mira do Olhar (Festa Nacional da Música de 1983), Dança das Horas (novela Tititi ), Uma História de Amor (novela História de Amor ) e Dia de Rodeio.


 
Clique para ampliar
Clique para ampliar

Palestra: Vida Urgente - Desmistificando a Cultura do Herói

Na manhã de terça-feira, dia 18 de outubro, a Festa Nacional da Música e a Fundação Thiago Gonzaga se unem em defesa da vida. Está programada a palestra Vida Urgente - Desmistificando a Cultura do Herói, voltada a cerca de 500 estudantes da região. A ideia é conscientizar crianças e jovens no trânsito. "Quando se tem 18, 20 anos, vive-se a cultura do herói. 'Eu tenho braço, dirijo melhor quando bebo!' Só que esta cultura é mentirosa e está matando impiedosamente, precisamos desmistificá-la urgentemente", alerta Diza Gonzaga.
Palestrantes: Diza Gonzaga, presidente da Fundação Thiago Gonzaga,  humorista Guri de Uruguaiana e artistas locais e nacionais
Horário: 9h30 às 11h
Local: Auditório Hotel Laje de Pedra 
Clique para ampliar
Clique para ampliar

Audiência Pública: "Música no Mercosul e na América Latina"

A Festa Nacional da Música vai sediar, no dia 19 de outubro, a audiência pública “Música no Mercosul e na América Latina“, organizado pela Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa do RS. O objetivo é discutir a importância da música como ferramenta de integração dos povos sul-americanos. O encontro será às 11h, no hotel Laje de Pedra, com a presença do presidente da Comissão do Mercosul e autor da proposta de audiência pública, deputado Mano Changes, das secretarias de Estado da Educação e da Cultura; do Instituto Estadual de Música, da Associação Brasileira de Educação Musical. Artistas e músicos que participam da Festa Nacional da Música, que ocorre de 17 a 20 de outubro, também participam do debate.

 

Clique para ampliar

Painel: A Proteção ao Artista na Internet - Prevenção e Repressão a Fraudes

O meio musical brasileiro ainda não despertou para a gravidade dos golpes virtuais que vem sendo praticados contra artistas, bandas e gravadoras. É o que alerta o advogado Rodrigo Azevedo, especializado em assessorar negócios eletrônicos e em proteger marcas na Internet. Sócio do escritório Silveiro Advogados, que participou da Festa Nacional da Música 2010, em Canela, Azevedo coordena uma equipe de profissionais com os olhos permanentemente voltados para a rede, combatendo fraudes e recuperando terrenos digitais ocupados indevidademente.

No painel programado para a Festa Nacional da Música deste ano, Rodrigo Azevedo vai buscar esclarecer os artistas sobre os perigos das fraudes na internet  e como se precaver do problema. 

Rodrigo Azevedo é sócio coordenador da área de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação de Silveiro Advogados;
Árbitro na Câmara de Arbitragem da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, na Suíça;
Mestre em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim, na Itália.



Clique para ampliar