De 21 a 25 de Outubro/2012 | Canela RS

Notícias

Com a presença de Marta Suplicy, Congresso abre oficialmente a Festa da Música

Clique para ampliar

Frank Aguiar entrega homenagem a Marta Suplicy

O Congresso de abertura da Festa Nacional da Música reuniu no Hotel Laje de Pedra a ministra da Cultura, Marta Suplicy; o presidente da Câmara de Deputados Federal, Marco Maia; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Alexandre Postal; além de outros parlamentares, músicos e profissionais ligados ao mercado fonográfico. Em seu pronunciamento, o idealizador do evento, Fernando Vieira, deu boas vindas à ministra. “Aqui, a senhora está em casa porque além de comandar uma pasta tão importante, a senhora tem dois filhos músicos”, brincou Vieira.

Durante evento, foi realizada a homenagem aos deputados que contribuíram para a aprovação da PEC da Música na Câmara dos Deputados. Os parlamentares se comprometeram em lutar a favor da medida, que agora está tramitando no Senado. Durante sua fala, Marco Maia também afirmou que o Vale Cultura será aprovado ainda esse ano. O projeto deverá beneficiar com R$ 50 por mês, trabalhadores com carteira assinada, que recebam até cinco salários mínimos.
Essa é a primeira vez que um ministro da Cultura vem à Festa Nacional da Música. “A conquista da aprovação da PEC é gigantesca porque a música é onde o Brasil se coloca. Também estou mobilizando um grande esforço pela aprovação do Vale Cultura e outras medidas que beneficiem aqueles que fazem cultura no País”, declarou Marta, que também foi homenageada por sua atuação em defesa da PEC da Música.

Outro que foi lembrado durante o Congresso foi o anfitrião, Fernando Vieira. “Perdi a conta de quantas vezes ele [Fernando] foi ao meu gabinete e percorreu a Câmara falando com os deputados”, contou Marco Maia.

A Festa Nacional da Música, o maior evento do gênero na América Latina, segue até quinta-feira, dia 25, com shows, palestras e workshops, onde reúne músicos e outros profissionais ligados a música.


+ Veja a relação completa de notícias

<Voltar