
Clique para assistir ao vídeo.
Nacional da Música
De 21 a 25 de Outubro/2012 | Canela RS
Emílio Santiago comemora 40 anos de carreira na Festa da Música
Uma das vozes mais marcantes da Música Popular Brasileira, Emílio Santiago tem motivos para comemorar. O artista completa quatro décadas de carreira com o lançamento do primeiro DVD pela Santiago Music, selo de sua propriedade, depois de grande sucesso do CD homônimo gravado no ano passado. “Só Danço Samba” reúne clássicos do gênero, mantendo o ritmo dançante e suingado. Apelidado por um dos principais críticos do New York Times de o "Nat King Cole Brasileiro", Emílio Santiago será homenageado na FESTA NACIONAL DA MÚSICA 2012.
O disco "Só danço samba" foi alvo das mais belas críticas e conquistou os fãs. Um álbum que Emílio fez questão de dedicar ao "rei dos bailes, ED Lincoln" (líder da banda que dominava a cena em sua época e da qual fez parte). Com canções consideradas atemporais, o disco conseguiu a difícil unanimidade entre público e crítica especializada. O registro em DVD foi realizado durante um espetáculo no Citibank Hall de SP, no dia 30 de março, com casa lotada e público animadíssimo. De quebra, e extraído do DVD, sairá também o CD "Só danço samba - Ao vivo". A distribuição de ambos será da gravadora Biscoito Fino.
A produção musical, tanto do cd quanto do dvd, é de José Milton, e a direção geral do show de Túlio Feliciano. Thelma Madarás dirigiu o DVD; Aurélio De Simoni foi o responsável pela criação da luz. Adriano Souza e Clebson Santos (teclados), Humberto Mirabelli (violão), Alex Rocha (baixo), Amaro Jr (bateria), Jacaré (percussão) e Zé Arimatéia (flugelhorn) acompanharam Santiago no CH. O intérprete também assina a Direção Artística e a Produção Executiva do espetáculo.
"Só danço samba - Ao Vivo" é totalmente dançante, suingado, e resgata sucessos do passado antenados com a modernidade. Além dos standards, como a faixa-título "Só danço samba" (Tom Jobim/ Vinícius de Moraes), músicas inesquecíveis, como :"Olhou pra mim" (Ed Lincoln/ Sílvio César), " Samba de Verão " (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle), "Falaram tanto de você" (Durval Ferreira/ Orlandivo), "Sambou, sambou" (João Donato/João Melo), "Pra que" (Sílvio César), "Vou rir de você" (Helton Menezes) e "Na onda do berimbau" (Oswaldo Nunes). O primeiro DVD do selo de Emílio, a Santiago Music, ainda conta com obras mais recentes compostas por Mart`nália e Mombaça ("Chega"), e Dona Ivone Lara e Jorge Aragão ("Tendência").
Mas não faltarão hits de carreira, como a emblemática "Saigon" (Cláudio Cartier/Paulo César Feital/Carlão), "Verdade Chinesa" (Gilson/Carlos Colla), "Logo Agora" (Jorge Aragão/Jotabê), "Última Forma" (Baden Powell/ Paulo César Pinheiro), "Influência do Jazz" (Carlos Lyra ) e "Eu e a brisa" (Johnny Alf). E clássicos internacionais, da época em que cantava na noite, como ""Misty" (Errol Garner/ Johnny Burke), "The Blues Walk" (Clifford Brown) e "Solamente una vez" (Agustin Lara). Nos extras, uma agradável e descontraída conversa com o cantor.
No álbum, Emílio Santiago, conforme vaticinaram os críticos, "conseguiu superar-se". Para alguns, como o conhecido e experiente jornalista carioca Mauro Ferreira, " Só danço samba foi um dos melhores discos do ano passado". Naturalmente, com o DVD que ainda capta outras etapas de sua carreira, as opiniões não serão diferentes. Aliás, não foi à toa que Emílio ganhou o Prêmio da Música, na categoria Melhor Cantor da MPB de 2011.
+ Veja a relação completa de notícias