De 21 a 25 de Outubro/2012 | Canela RS

Notícias

Vozes femininas da MPB: Sandra de Sá e Fafá de Belém

Clique para ampliar

Sandra de Sá e Fafá de Belém

Vozes femininas das mais talentosas da MPB,  Sandra de Sá e Fafá de Belém vão estar na FESTA NACIONAL DA MÚSICA deste ano, mostrando ao público  as canções de seus mais recentes trabalhos.

Considerada a rainha da Música Preta Brasileira, Sandra de Sá tem sua Africanidade literalmente na veia. Neta de um Caboverdeano, assimilou o gingado e o ritmo dos seus ancestrais que com certeza muito a inspiraram; e como ela mesma costuma dizer, na sua família “quem não é músico, é musical”.

Sandra está como diretora da UBC (União Brasileira de Compositores) no resgate do respeito ao autor. Junto com outros artistas e produtores musicais lutou pela aprovação da “PEC da música” que objetiva a isenção tributária de fonogramas brasileiros. São muitas as idas a  Brasília em prol da cultura brasileira.

O mais recente projeto da artista é o “Baculeju”, que teve início do cervejal que rolava de vez em quando com a sua banda, e despretensiosamente eram experimentados vários ritmos e vertentes. A ideia deu tão certo, que Sandra resolveu dividir com os amigos e com seu público esse momento mágico, levando para os palcos uma brincadeira gostosa; esse caldeirão musical. Nasce assim o “Baculeju da de Sá”, essa roda de groove.

A gargalhada contagiante de Fafá de Belém volta à Serra Gaúcha. Uma das mais conhecidas vozes femininas da MPB, Fafá se autodefine em seu site: “Hoje me vejo como uma cantora dos grandes amores, das perdas e dos reencontros”, diz Fafá. “Se a música não me arrepiar, não gravo. Se não for personagem da letra, não consigo interpretar. Sou um dramalhão, uma passional.”

Fafá virou marca nacional. Marca nacional de alegria, com aquela gargalhada sinceramente estrondosa que é capaz de levantar os ânimos de qualquer um. Marca nacional de saúde, a bela mulher brasileira que batizou até as lanternas do antigo Fusquinha, outra paixão popular. Marca nacional de liberdade, símbolo de um movimento político que fez milhões de brasileiros se emocionarem com sua interpretação do hino pátrio.

Esta é Fafá de Belém. Ou melhor: Fafá do Mundo.








 


+ Veja a relação completa de notícias

<Voltar