De 21 a 25 de Outubro/2012 | Canela RS

Notícias

Romantismo de Alexandre Pires em Canela

Clique para ampliar

Alexandre Pires

Um dos maiores nomes do samba e do pagode nacional volta a Canela. Alexandre Pires será homenageado na Festa Ñacional da Música 2012, evento que ocorre de 21 a 25 de outubro em Canela, na Serra gaúcha.

O cantor tem um repertório eclético, que mistura músicas da época em que fazia parte do grupo Só pra Contrariar e sucessos atuais da carreira internacional, como a música Kong, com a participação especial de Neymar e MC Catra.
 
 Durante sua trajetória profissional, Alexandre Pires já foi premiado nacionalmente e internacionalmente. Em 2011, ganhou o Grammy Latino na categoria Engenharia de Som e obteve o reconhecimento da revista Billboard, com o prêmio no Latin Music Awards, de Melhor Artista do Ano.

NOVO DISCO

O mineirinho Alexandre Pires está de volta às vitrines com seu mais novo trabalho, o CD e DVD Eletrosamba. O cantor faz acontecer no palco um show produzido sob todos os cuidados de quem, modestamente, faz parte da história da música brasileira. Dono de um currículo de quem conquistou o Brasil e o mundo, o músico se põe em plena forma para tocar instrumentos como cavaquinho, violão e guitarra, sem perder de rumo os timbres vocais que o consagram mundo afora, em português ou espanhol.

A prestigiar esse momento único, Xuxa Meneghel participa pela primeira vez de um DVD que não seja o seu próprio. Faz, com Alexandre, o "Arco-Íris" se impor sobre o imaginário popular. A festa se estende aos domínios das grandes musas brasileiras com as presenças de Cláudia Leitte, com quem Alexandre forma dueto em "Minha Solução", e com Sabrina Sato, que relembra seus dotes de bailarina ao som de "Eu Vou Pra Cima", que o cantor entoa com o irmão e primeiro parceiro musical, Fernando Pires. Para abrilhantar ainda mais, Alexandre divide o palco em "Sonhei e Acordei", com participação, aí sim, muito especial de dona Abadia Pires, sua mãe.

Mas é lógico que o SPC, Só Pra Contrariar, não podia faltar no espetáculo em questão. Dos 22 títulos somados pela discografia do artista, 10 são do SPC, de onde Alexandre brotou para o país. “Depois de anos separados musicalmente, será um grande reencontro com o grupo que completa 25 anos de carreira”, afirma o cantor.

No total, o repertório soma 18 canções, sem contar um mix de hits, ou medley sambas, digamos, em que o SPC, aliás, dá o tom e Alexandre a voz, além do cavaco.  Se há uma motivação que guia o DVD de Eletro-Samba a acontecer na ocasião? Sempre há. Eis o diagnóstico do artista, e não há melhor tradução para uma obra do que ouvir o seu autor a falar com a alma: "Eu cresci ouvindo samba. O samba nasceu comigo. Vivemos num país de democracia musical. Todos os gêneros aqui tem espaço, da MPB, passando pelos sertanejos, forró, pelo POP... Todos. Mas o samba é a nossa alma. Pode notar que a percussão está lá. O samba reúne, o samba une, o samba é o fio que conduz todos os sons."

Alexandre Pires conta mais de 13 milhões de discos vendidos. Já no primeiro álbum-solo, em 2002, faturou um prêmio Grammy e o reconhecimento da revista "Billboard", com o prêmio Latin Music Awards, de Melhor Artista do Ano em 2002 e 2003. A esses somam-se méritos como o World Music Awards – “The Best Selling Artist” (Mônaco/98), Prêmio Gardel – “Mejor Grupo Pop Latino” (Argentina/99), Prêmio Amigos (Espanha/99), Prêmio Ondas (Espanha/99), Tu Musica (Porto Rico/2001/2002), Tocha de Prata - Festival Viña Del Mar (Chile/2005) e Gaivota de Prata - Festival Viña Del Mar (Chile/2005).
















 

+ Veja a relação completa de notícias

<Voltar