Redes sociais
Facebook Twitter YouTube Instagram
Aplicativo da Festa
Baixe nosso aplicativo.
Disponível na Apple Store
Disponível no Google Play
Newsletter

Cadastre-se para receber nossas newsletters.

Nome*

E-mail*

#VOCENAFNM
Marta Faé com Rosemary

Marta Faé com Rosemary

+ Ver mais fotos
Vídeos
legenda

Vídeos da Festa no Youtube

+ Ver mais vídeos
Notícias do evento
Revista Festa
Nacional da Música

De 18 a 22 de outubro de 2015 | Canela RS

Artistas

Chimarruts

Clique para ampliar

Chimarruts

Oito pessoas, oito sonhos, oito caminhos que se encontraram: Rafa, Tati, Sander, Diego, Nê, Vinícius, Emerson e Rodrigo tocavam violão, cantavam e tomavam chimarrão em parques de Porto Alegre. Desses encontros surgiu uma grande amizade e a ideia de formar uma banda. E no segundo semestre de 2000 começou a trajetória da Chimarruts, que será homenageada na Festa Nacional da Música 2015.

Com músicas próprias que falam de amor e paz, a banda emplacou hits como Chapéu de Palha e Iemanjá nas rádios do Rio Grande do Sul. Em 2002, a Chimarruts gravou o seu primeiro CD homônimo com 14 faixas, todas compostas pela banda. A boa aceitação do público com o primeiro álbum independente fez com que, em junho de 2002, a Chimarruts assinasse contrato com a gravadora Orbeat Music.

A estreia nos palcos do Planeta Atlântida, um dos maiores festivais musicais do país, foi em fevereiro de 2003. A Chima, como é carinhosamente chamada, dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Papas da Língua, CPM 22, Lulu Santos, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, para um público estimado em 50 mil pessoas.

Em novembro do mesmo ano, o segundo CD da Chimarruts, “Todos Somos Um”, chegou às lojas, tendo como primeiro single de trabalho Deixa Chover e também as músicas: Pitanga, Terapia Solar, Semear o amor e o grande sucesso Saber Voar.

No ano de 2004 a Chimarruts fez a sua primeira grande turnê no estado do Paraná. Em janeiro foi a vez de Santa Catarina receber o show da banda no Planeta Atlântida-SC, onde mais de 30 mil pessoas estavam presentes. Em fevereiro a banda volta aos palcos do Planeta Atlântida-RS. Quem presenciou, jamais esquecerá aquele grande espetáculo que terminou ao clarear do dia.

O terceiro CD da Chimarruts foi lançado em 2005 com o título “Livre para Viajar” que contou com 14 músicas inéditas, como Nova Ordem, Versos Simples, e Eu tenho Fé. Produzido por Marcelo Fruet, demonstra o amadurecimento musical da banda.

Durante a Copa do Mundo da Alemanha foi lançada uma coletânea portuguesa que reuniu músicas de bandas de reggae do Brasil, Angola e Portugal. A faixa “O Sol” da Chimarruts foi incluída no CD produzido pela Rádio Fazuma de Portugal em parceria com a Strike Concert. A coletânea é distribuída no Brasil pela Sony & BMG.

Em outubro de 2006 a Chimarruts alçou vôos mais altos e foi passar uma temporada em São Paulo, onde realizou quase 30 shows em diferentes cidades. A banda também divulgou seu trabalho nos principais veículos de comunicação e rádios do estado. Neste mesmo ano os clipes das músicas Iemanjá e Saber Voar passaram a ser veiculados na programação do TVZ (Multishow), que trouxe mais força e expressão no cenário musical.

No dia 30 de junho de 2007 em Curitiba, a Chimarruts gravou o CD e DVD Ao Vivo – o primeiro da carreira do grupo – lançado nacionalmente pela gravadora EMI Music. O show foi na casa de espetáculos Curitiba Master Hall, que estava lotada de fãs, que conferiram e aplaudiram todos os sucessos da banda.

Desde o lançamento, a turnê do CD e DVD Ao Vivo, já passaram por diversas cidades do Estado de São Paulo, além de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pará, Santa Catarina e Paraná.. No segundo semestre de 2008 a banda realizou duas turnês em SP, onde também divulgou seu trabalho no Domínio MTV e participou de mais uma edição do Rock Gol MTV.

Na entrada de 2009, além da Chimarruts ter passado a virada do ano no programa Raul Gil, em janeiro, a banda participou do programa Estação Globo, com Ivete Sangalo, e do Tudo é Possível com Eliana. Em fevereiro a banda marcou presença no Reggae Mix Festival que aconteceu no Credicard Hall, em São Paulo, local conhecido por receber as maiores e melhores atrações da América Latina.

No dia 15 de fevereiro, após se manter quatro meses em primeiro lugar nas paradas de São Paulo, com a música “Versos Simples”, a Chimarruts foi convidada a participar do programa Domingão do Faustão, onde se apresentaram para o país inteiro com muita energia, quem já conhecia a banda elogiou e parabenizou-a e quem conheceu a Chimarruts no programa, passou a ser fã de “carteirinha”.

A Chimarruts foi “obrigada” a aprender a lidar com as câmeras, pois na saída do Faustão, a banda deu um passo e foi parar no programa Altas Horas na TV Globo e com duas reprises no Canal Multishow, lá a banda respondeu perguntas da plateia, tocou e encantou o público. 

Em 2009 a banda foi indicada na categoria Melhor Banda de Reggae no VMB 2009, da MTV, e após quase um mês de votações, foi escolhida pelo público como a melhor banda de reggae do Brasil. No mesmo ano, o grupo emplacou a  trilha sonora de três novelas de emissoras diferentes. “Versos Simples” embalou as noites do SBT, na novela “Vende-se Um Véu de noiva”, na Record foi à música “Se for embora” que trilhou a novela “Bela, a Feia” e por fim na Globo foi “Meu Erro” que acompanhou as aventuras da galera da Malhação.

Em 2010 a Chimarruts concluiu o CD Só Pra Brilhar, cujo single Do Lado de Cá tocou nas rádios de todo o país e atingiu primeiro lugar em São Paulo e Rio de Janeiro (de acordo com os dados da Crowley) nos dias 16 e 20 de julho. O clipe da música atingiu a marca de 1.830,000 no youtube.

No mês de abril/2011 chegou às lojas de todo Brasil a edição especial CD / DVD Só Pra Brilhar. Através de performances musicais inéditas, depoimentos e flagrantes do cotidiano de seus integrantes, o material faz um mergulho no universo da Chimarruts. No final de 2011, após os sucessos de Do Lado de Cá e Quando o Amor Bate a Porta, o novo single que esta fazendo sucesso nas FMs é Em Busca da Fé, cujo videoclipe teve lançamento no ínicio e 2012.

A Chimarruts é formada por Rafa Machado (voz), Nê (vocais, flauta quena e harmônica), Tati Portela (vocais), Diego Dutra (bateria), Vinícius Marques (percussão), Emerson Alemão (baixo), Sander Fróis (guitarra), Rodrigo Maciel (guitarra) e conta com as participações especiais de Tuzinho (trompete), Boquinha (trombone) e Luquinha (teclados).


http://www.chimarruts.com.br
Clique para ampliar

<Voltar