Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresenta:

Festa Nacional da Música - De 21 a 24 de Out


A Festa

Música e história
A Festa Nacional da Música é o maior encontro da música brasileira, reunindo anualmente toda a representatividade de nossa arte maior. Artistas de todos os estilos, autores, compositores, entidades representativas e imprensa especializada se reúnem para tratarem assuntos de interesse da classe, transformando este projeto no principal fórum de discussões. Este projeto vitorioso tem uma história de mais de 50 anos.

A ATUAL Festa da Música nasceu com o nome de Festa do Disco. Durante 15 anos, nas décadas de 70 e 80, reuniu grandes nomes da MPB, no início em Porto Alegre, na sede da SOGIPA, e, posteriormente, em Canela, no Hotel Laje de Pedra. A partir de 2005, o evento se modernizou sem perder os seus princípios que sempre foram o de possibilitar o acesso de todos os segmentos da música, procurando aproximar os artistas do seu público. É importante salientar que nenhum artista recebe qualquer cachê para participar e nem a direção da Festa cobra qualquer ingresso nas dezenas de espetáculos apresentados. Nos dois últimos anos, a Festa saiu de Canela e veio para Porto Alegre, justamente para possibilitar esta maior interação de artista e público. Com isto, conseguimos aumentar significativamente o número de participantes nos palcos e na plateia. Em 2016 e 2017, levamos mais de 200 mil pessoas as ruas da capital.

Neste ano de 2018, a Festa se dividirá em duas etapas: Uma se manterá na capital e se chamará Cidade da Música, sendo realizada do dia 11 ao dia 18 de outubro. A outra etapa será na Serra Gaúcha, mais precisamente em Bento Gonçalves, com o título de Festa Nacional da Música. Nesta etapa nacional, a sede oficial será no Hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves.

Cadastre-se para
saber mais