Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresenta:

Festa Nacional da Música - De 21 a 24 de Out

Notícias da Festa

Descida da Borges abre Festa Nacional da Música 2018 Descida da Borges abre Festa Nacional da Música 2018 Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Tradicional Descida da Borges marca o começo do Carnaval gaúcho

Evento ocorrido na noite desta quinta-feira faz parte da programação oficial da Festa Nacional da Música — e pode ter sido o único espaço de manifestação cultural do gênero, nesta temporada, em Porto Alegre

O clima ajudou, a chuva prevista não veio e a Festa Nacional da Música (FNM) teve sua abertura oficial nesta quinta-feira, com a tradicional Descida da Borges, na Avenida Borges de Medeiros, por três das principais escolas de samba de Porto Alegre. Apesar do frio, o público compareceu em grande número e uma multidão acompanhou os desfiles de Bambas da Orgia, Imperatriz Dona Leopoldina e Imperadores do Samba.

Foi o primeiro e único evento carnavalesco na capital gaúcha em todo o ano. No início de 2018, o Carnaval da cidade foi cancelado devido a questões econômicas. Nem mesmo os desfiles sem caráter competitivo ocorreram, cancelados devido ao mau tempo.

“O Carnaval está cinzento e o povo do Carnaval está triste. Nada melhor do que a Festa Nacional da Música trazer esta esperança de que o Carnaval está vivo e vai ressurgir. No momento em que mostramos a pujança desta cultura, estamos chamando investidores para que invistam, porque o Carnaval também é economia e faz parte da história da cidade”, diz Joaquim Lucena, coordenador da Descida da Borges.

A primeira a desfilar foi a Bambas da Orgia, a maior campeã do carnaval porto-alegrense, com 20 títulos de Grupo Especial. A escola relembrou vários temas antigos e enredos históricos da comunidade.

Depois, foi a vez de a Imperatriz Dona Leopoldina, campeã do carnaval de 2016, apresentar o enredo “Triunfo”. A referência é à cidade gaúcha homônima, onde nasceu Bento Gonçalves, um dos principais personagens da Revolução Farroupilha.

Por fim, a última a desfilar na Borges de Medeiros foi a Imperadores do Samba, campeã em três das últimas quatro edições do carnaval em Porto Alegre.

"Em 70 anos ininterruptos de desfile, a primeira edição que não aconteceu foi a do ano passado. Estar hoje com três entidades do grupo principal é a re-afirmação de que o Carnaval não pode parar e firmar este espaço como o palco principal do Carnaval. Esperamos que seja a arrancada para a retomada para o Carnaval 2019", destaca o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa), Juarez Gutierrez de Souza.

Festa Nacional da Música está apenas começando

O evento marcou o início da Cidade da Música, como é chamada a etapa porto-alegrense da FNM. A partir de agora, serão diversas atividades musicais até o próximo dia 17. Depois, de 21 a 24 deste mês, a FNM parte para Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Festa Nacional da Música - De 21 a 24 de outubro, a Festa Nacional da Música reúne artistas e profissionais do setor em shows e debates em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Todos os ritmos estarão representados na programação que conta com artistas de todo o país.

Cidade da Música/Festa da Música - De 11 a 18 de outubro, a música vai tomar conta de ruas, parques, hospitais, asilos e outros locais públicos da capital gaúcha durante a programação gratuita que faz parte da Festa Nacional da Música. A programação completa está no site festanacionaldamusica.com.br.

Confira fotos em alta resolução neste link.

(Matheus Schenk)



Cadastre-se para
saber mais